sexta-feira, 10 de junho de 2016

NOSSA EMENTA


          Esta disciplina objetiva abordar o conceito e uso das novas tecnologias, abrangendo seu conceito histórico, manutenção (hardware) e instalação de programas (software), além do estudo destas tecnologias no âmbito geo-político, econômico e social, elaboração de textos injuntivos/instrucionais, desenvolvendo assim um meio de se inter- relacionar melhor com auxílio da tecnologia. A ideia é possibilitar aos alunos enriquecimento teórico e prático sobre o uso das novas tecnologias presentes em nossa sociedade, facilitando assim a aprendizagem do aluno e articulação dos conteúdos com o Projeto de Vida.
         Os trabalhos serão realizados levando em consideração a construção de valores desejáveis para promoção da cidadania, para as relações interpessoais e absorção das competências  dos 4 Pilares da Educação, ou seja formação de jovens Protagonistas para real construção dos Projetos de Vida.
        Fará parte desta eletiva: trabalhar os conceitos do novo Modelo de Escola de Ensino Integral; apoiar a construção de relações sociais, solidárias e democráticas que respeitem as diferenças sociais; atividades relacionadas as três disciplinas de forma prática, criativa, diversificada e  dinâmica. Elaboramos esta eletiva com base nos seguintes projetos de vida: engenharia, youtubers, programador de jogos, cartunista, jornalistas, etc.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Ciências: Ondas e uso de Radiação no cotidiano das pessoas.

Geografia: O meio técnico-científico-informacional; ciberespaço; globalização. Leitura e analise de Mapas, Gráficos, Textos e Vídeos acerca da Evolução Tecnológica ao logo dos tempos.

Língua Portuguesa: Produção de textos instrucionais (tutoriais); estudo do modo verbal imperativo.

METODOLOGIA DE ENSINO
           O trabalho será desenvolvido através de uma reflexão acerca das tecnologias no mundo atual, desafiaremos os alunos a criarem um blog, um aplicativo e uma página (site) para a nossa escola. Os conteúdos serão referenciados em tecnologia com a finalidade do desenvolvimento de habilidades e competências de Ciências, Geografia e Língua Portuguesa. Incentivaremos a participação de todos os alunos da eletiva na elaboração, construção e disseminação desses instrumentos de comunicação tecnológica e para que isto ocorra também serão orientados sobre como produzir os tutorias (instruções) para que todos da escola possam usufruir de tais ferramentas
           O produto final será o lançamento do blog, da página e do aplicativo da escola no dia da Culminância, que será realizada no final do 1º semestre de 2016.

MATERIAIS/ EQUIPAMENTOS/ RECURSOS :
 Notebook, projetor, netbooks , celular e máquinas digitais.       

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação será de forma contínua e sistemática diagnosticando o repertório de cada aluno diante das atividades desenvolvidas no processo da eletiva, as atividades serão desenvolvidas de maneira individual e coletiva e focaremos também as habilidades não contempladas em Língua Portuguesa e Matemática apontadas na SONDAGEM INICIAL; roteiro de atividades de pesquisas, práticas e apresentações.
Avaliação de forma qualitativa: Assiduidade e participação de cada aluno nas aulas teóricas e práticas.
Avaliação de forma quantitativa: trabalho em grupos e individuais; prova mensal contemplando todo o conteúdo desenvolvido.

Resultados esperados: Pretende-se alcançar cerca de 80% dos objetivos propostos nesta ementa no primeiro semestre e atingir cerca de 5% no avanço do ensino aprendizagem em níveis de proficiências dos discentes através das atividades desenvolvidas no decorrer desta eletiva.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:
Ø  Língua Portuguesa: – Identificar o uso adequado dos modos verbais em funcionamento no texto ( modo imperativo); Identificar marcas linguísticas do gênero textual prescritivo ( receita e/ ou regra de jogo).

  Ø Ciências : Construção de conceitos e de atitudes, para que o aluno possa conhecer e compreender o ambiente natural e relacioná-lo com os avanços tecnológicos, além da formação para a pratica de leitura e escrita e desenvolvimento crítico.


Geografia: Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos; caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço; Comparar propostas e ações das instituições sociais e políticas, no enfrentamento de problemas de ordem socioeconômica; interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sociais


Indicadores de processo: Os indicadores como presença, rendimento, participação, satisfação serão aplicados continuamente priorizando a excelência da eletiva perante aos alunos.

Equipe: Prof. Célio Andrade (Geografia); prof. Lúcio Henrique (Ciências) e Prof.ª Roselaine Silva (Língua Portuguesa).

Referências: Currículo do Estado de São Paulo, temas transversais, Os quatro pilares da educação, Diretrizes do Programa de Ensino Integral e PCNs. Caderno do Professor Geografia Volume 1 - 8º Ano – Situação de Aprendizagem 3 - O meio técnico-científico e a inclusão no mundo digital. Caderno do Professor de Ciências Volume 2 – 9º Ano -  Situação de Aprendizagem 7 à 13. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário